22/03/2024
Para requerer a portabilidade, o tomador do crédito deve primeiro consultar as condições de financaimento em outros bancos.
Com a proposta em mãos, deve se direcionar ao banco de origem, que retém a dívida original, e fazer o pedido formal de portabilidade, para que a instituição atual passe todas as informações ao novo prestador e conclua o negócio.
“O poder de barganha do cliente nessa situação é grande. Não é do interesse do banco de origem que esse crédito seja transferido para outra instituição, então é comum que ele cubra as melhores condições ofertadas pelo concorrente – aí fica a critério do cliente”, explica Alberto Ajzental, coordenador do curso de mercado imobiliário da Fundação Getulio Vargas (FGV).
A Caixa Econômica Federal informou que a portabilidade de um financiamento para o banco implica em análise de crédito, avaliação do imóvel e concordância com os termos do novo financiamento.
É possível fazer uma simulação direto site da Caixa.
O Banco do Brasil também informou que dispõe da medida que permite a transferência de empréstimos de outras instituições financeiras para o banco com as mesmas condições de saldo devedor e prazo, além da opção de mudar o sistema de amortização.
Santander Brasil negou pedidos de informação e Itaú Unibanco e Bradesco não responderam a solicitação.
Tendo dúvidas sobre o procedimento de portabilidade de crédito imobiliário, consulte os nossos especialistas.
Fonte: Infomoney
CORIERE NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS
Avenida Paulista nº 2.202 - 7º andar - Conjunto 76
Bela Vista - São Paulo - SP - CEP: 01310-932
Fone: (11) 3135-0833
Creci: 254375-F
contato@coriere.com.br
Avenida Paulista nº 2.202 - 7º andar - Conjunto 76 - Bela Vista - São Paulo - SP - CEP: 01310-932
www.coriere.com.br © 2025. Todos os direitos reservados.